Empreendedorismo

Tenha autonomia e controle da sua carreira

Desde que saí do meu emprego, um ano atrás, passei os primeiros meses sendo o ícone de desespero na terra, procurando emprego como uma louca e aceitando qualquer tipo de trabalho. Eu estava muito preocupada com que os outros iriam pensar, em como me sustentar, em simplesmente ficar ociosa e isso desencadeou uma dor de cabeça e uma série de ataques de ansiedade que ficou impossível ser feliz na minha carreira. Foi também um dos maiores motivos que cometi GRANDES erros, com consequências graves, que me deixam sem sossego no meu sono até hoje e por isso, sem conseguir ter autonomia da minha carreira, do que eu amava fazer e poxa vida, como eu podia estar infeliz vivendo o que sempre foi meu sonho? Alguma coisa estava muito errada e eu descobri o porque: eu não tinha controle e muito menos autonomia da minha carreira.

Vocês devem estar se perguntando: quem tem conta para pagar, não tem tempo de querer “controlar” sua própria carreira e o sucesso, mas eu realmente acredito que se queremos crescer tanto profissionalmente quanto financeiramente dentro da nossa área de trabalho, seja você um empregado e um empregador, o controle tem que estar em sua mão. Do tipo: a bola é minha e eu jogo um jogo justo. Não estou dizendo que você deve se tornar um funcionário relapso, que falta, que não tem respeito pelo seu ambiente de trabalho e muito menos que comece a avacalhar as regras daquele espaço – você assinou um contrato, jogo seu jogo conforme os termos ali assinados. Se o seu empregador estiver fugindo daquelas linhas, seja para bom ou para ruim, assuma o controle da situação e peça ao seu chefe que formalize a função extra ou a maravilhosa promoção na sua carteira ou contrato de trabalho.

Separei algumas dicas que podem te ajudar a manter sua autonomia e por consequência, seu controle na sua carreira e nos degraus que deseja alcançar. Se você não tem nenhum objetivo com a sua carreira, melhor repensar o que está fazendo da sua vida.

  • Quem é você no seu trabalho ou no mercado de trabalho que está atuando? Mais um na multidão ou aquele que tem algo diferente a oferecer? O mercado está sempre em busca de novidades, afinal, muita gente pode fazer do mesmo e nem sempre tem competência para alcançar o que o cliente deseja.

  • O que te torna diferente da maioria dos profissionais? Se você respondeu acima que é o que tem algo diferente a oferecer, ótimo. Mas o que você tem de diferente? Sabe exemplificar de forma clara e objetiva ao cliente?

  • O que deseja alcançar na sua carreira? Passamos a maior parte das nossas vidas concentradas em terminar o expediente e chegar a sexta-feira, com isso as semanas passam e assim os anos… Acabamos não chegando a lugar nenhum. É preciso ter um objetivo, um foco e um alvo a ser alcançado.

  • Respondendo a pergunta acima, onde deve melhorar? onde seus esforços devem ser concentrados?

Apesar muita gente achar besteira, é extremamente necessário buscar pessoas que possam te orientar a como começar o autogereciamento da sua carreira. Ter um pouco de ambição é completamente necessário e saudável, ninguém está dizendo que deve ser aquele que passa por cima de quem está na sua frente. O mundo é competitivo, o mercado de trabalho mais ainda, mas se você tiver segurança do produto que está oferecendo (o produto pode ser você mesmo ou o seu negócio), não importa se a concorrência se pinta de verde e coloque uma placa de neon em seu caminho. Você vai atrair o cliente que preza seu trabalho, por também prezar receber um bom serviço, mesmo que o outro seja desleal, cobre mais barato ou tenha atitudes de marketing sujo. Entender quem você é o que você quer do mercado de trabalho é um grande passo para ter controle da sua carreira, estabeleça seus limites, há muitas coisas em fazer as coisas que amamos que também são bem chatas, mas, o importante é que no fim, você se encontre feliz, a um passo de estar realizado e tendo ciência de que seu tempo não está perdido.

You Might Also Like