Livros

{Especial} Curiosidade sobre os Bridgestons e Melhor Personagem

Dessa vez o post da blogagem coletiva será uma dobradinha, ideia copiada da Fran (Diário de Uma Leitora Compulsiva) que também está participando do especial. Para conferir todas as postagens desse maio mais longo de toda vida, basta clicar aqui ou conferir a lista no final desse post. E como vocês acompanharam no último post sobre melhores personagens, avisei que no próximo daria o prêmio para MELHOR PERSONAGEM de todos os 9 livros e falaria um pouquinho sobre algumas curiosidades que reparei ao longo da leitura dos livros – que não foi uma, nem duas, mas três vezes que me entreguei a série sem pena. E se duvidar, começo tudo de novo porque é muito amor!

Começando pelas curiosidades que reparei, há dois primos com praticamente o mesmo nome na família – com uma distância considerável de idade, mas de fato, Colin e Penélope escolherem para seu filho caçula o mesmo nome que Hyacinth e Gareth St Clair, que batizou o filho mais velho em homenagem ao irmão mais velho do barão. Há então, um Georgie Bridgeston e um George St. Clair como primos. Outra curiosidade interessante e que mostra o quão limitada era a informação naquela época que todos os filhos, principalmente o mais o velho Anthony, culpavam uma simples abelha pela morte do pai, porém, sabemos que naquele período existia todo tipo de medicina louca, como curar uma febre em um ambiente fechado, aumentando ainda mais a temperatura, então era “fácil” acreditar que uma picada de abelha poderia matar um homem. Assim como a rejeição do pai de Simon rejeitar o filho por ser gago.

Era muito comum que famílias renegassem seus filhos, alguns casos, como na próxima curiosidade, era bem comum que bastardos vivessem nas casas como filhos de amigos próximos que faleceram ou simplesmente criavam como filhos, mas não recebiam os mesmos privilégios que os filhos do casamento. No caso de Sophie, a autora fez uma releitura da clássica história de A Cinderela, mas com um final muito mais romântico e muito mais “ação” por parte dos mocinhos. E por último e não menos importante, algumas viúvas simplesmente não casavam novamente, como Violet decidiu criar seus filhos sem um marido por ainda amar demais o pai dos seus filhos ou outras jovens e sem filhos como Francesca, que simplesmente voltou as rodas das temporadas sem luto, com a sutil notícia que estava pronta para um novo casamento, vivendo um amor com um dos seus melhores amigos.

E no meio dessas curiosidades que a série a apresenta, na minha opinião, temos a melhor personagem: Lady Danbury. Ok. Violet também é maravilhosas, mas alguém pode não se encantar com a condessa mais ranzinza da face da terra e que lembra a maioria das avós do mundo, cheia de verdades duras e carinhos inesperados? Na minha opinião, foi a personagem que conseguiu ter os melhores diálogos em quase todos os livros e que foi a que também conseguiu passar bons ensinamentos, porque sempre tinha algo bom a oferecer ou algo muito ruim para se pensar! E vou dar uma “roubadinha” como a Mari do Compulsivamente Literária (que também está participando do especial), resolvi escolher a “pior” personagem, que coitada, não merece exatamente esse título, mas também não foi bem explorada como quase todos os personagens: Francesca. Ela era a irmã fantasma, certo? Nem Gregory que passou a maior parte dos livros em Elton foi tão pouco explorado e esquecido como ela. E no seu livro, diferente dos outros, demorei a me sentir animada e conectada, porque era como se tivesse lendo sobre uma desconhecida e não alguém que era praticamente da minha família (ahahaha super íntima, eu mesma!). Achei vacilo, viu Julia! Mas te perdoo só pelo segundo epílogo!

Esse foi meu post dobradinha do especial e logo lançarei o segundo, espero que gostem! E aqui embaixo segue a lista dos posts oficiais e em cada página dos participantes tem os da sua blogagem coletiva!

03/05 – O mês especial/ Romances de Épocax Romances Históricos por Três Leitoras https://goo.gl/hefxUj
05/05 – A moda no século XIX https://goo.gl/ARsmGX
08/05 – A Importância dos Títulos http://migre.me/wAp4r no Blog Modernagem
10/05 – Romances de Época e Nacionalidades http://bit.ly/2r34hrU Compulsivamente Literária
12/05 – A Não Submissão nos Romances de Época https://goo.gl/mPSG9n
15/05 – Autoras não lançadas no Brasil, mas que fazem sucesso fora (Diário de uma Leitora Compulsiva) ~ https://goo.gl/jxuuM2
19/05 – As romancistas Jane Austen e Irmãs Bronte http://www.diariodeleitoracompulsiva.com.br/…/especial-roma… (Diário de uma Leitora Compulsiva)

You Might Also Like