Empreendedorismo

Como empreender sua criatividade?

Estamos acostumados a pensar  que negócios criativos não dão lucro. Também somos condicionados a achar que o nosso maior dom não pode ser nossa fonte de sustento. Muitas vezes somos aconselhados a deixar aquilo que amamos como hobbies, sempre na desculpa que se tornar profissão, vai perder o amor. Temo que a maior parte das pessoas frustradas profissionalmente foram aconselhadas a seguir caminhos que visavam o dinheiro certo – e não a felicidade. Mas e se você pudesse fazer o que ama? E se talvez a vida fosse mais prática se soubéssemos empreender a nossa criatividade? Na maior parte dos casos, nem é preciso tanto investimento, a não ser força de vontade e paciência, mas o sonho de ser realizado no seu trabalho é possível de ser realizado. Não estamos falando de nenhuma utopia e nem é aquele post motivacional bobo, quero que você entenda que existem ferramentas que te ajudam a vender seu negócio.

Quando decidi trabalhar profissionalmente com a fotografia, não sabia nada e achava que sabia tudo. Tinha um monte de fotógrafo fazendo sucesso e eu pensei “ah bem, posso também”. Claro que a concorrência desleal me assustou muito, mas hoje já descobri que além de não saber nada como vender corretamente meus pacotes de fotografia, eu também precisava aprender que existe mercado para todos. Claro que não foi tão simples assim, como acender uma lâmpada na minha cabeça, demorei um tempo e fiz algumas merdas no caminho. E foi quando encontrei ajuda no Sebrae. Fui encaminhada a um orientador que traçou um plano de negócios que me fez acreditar que meu trabalho ainda tinha conserto e que eu poderia sim vender meus projetos criativos.

  • O Sebrae possui cursos de como vender, administrar e organizar o seu micro empreendimento além de ter orientadores disponíveis (através de agendamento) para traçar um plano de ação para seu negócio. Aconselho a todos que desejam abrir o seu negócio ou se tem dúvidas marcar um horário e começar a estudar o investimento.

  • O portal do micro empreendedor é uma fonte completa de teorias e “tudo que precisa” legalmente para ser um micro empreender, com direitos legais para um funcionário, INSS e fundo de garantia.
  • E para entender isso tudo é preciso, acima de toda ideia maravilhosa e criativa, é ESTUDAR. E nesse link tem cerca de dez cursos gratuitos e online para analisar e entender o que é empreender.

Tá, mas e aí? Como vou saber que seu negócio simplesmente terá lucro? As redes sociais é o melhor lugar para procurar seus futuros clientes. Existe um mercado louco chamado facebook que tem gente cheias de interesses diferentes para todo lado e a maioria delas se juntam em comunidades como fanpages ou grupos. Todo perfil pode se tornar um cliente interessado no que você tem a oferecer, seja você um fotógrafo, pintor, ator, videomaker, artesão ou blogueiro. As redes sociais é um mercado cheio de concorrentes e clientes, para saber como vender o seu empreendimento criativo, é preciso estudar o que pode oferecer e o que tem de diferente em mãos para atrair atenção dos demais – só me faça um favorzinho, sei que todo mundo tem contas a pagar, dinheiro é muito necessário, mas, não desista de viver pelo que ama sem tentar.

You Might Also Like